quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Desenvolvimento Mobile

Durante todo o mês de Janeiro e as duas primeiras semanas de Fevereiro os alunos do CLOC tiveram como objetivo aprender a transformar os aprendizados de HTML5 e CSS3 em aplicações Mobile. Todos os esforços durante este tempo foi para construir uma aplicação de divulgação do Museu da Gente Sergipana.

Os alunos foram separados em grupos para o desenvolvimento do aplicativo. Cada grupo representou um povoado e tinha tarefas que precisavam ser cumpridas durante o mês. Ao final de Janeiro, percebeu-se que esta divisão foi boa, pois os alunos se sentiam responsáveis pelo desenvolvimento e não queriam atrasar o projeto como um todo.

Ao final da primeira semana de fevereiro o aplicativo foi testado pela primeira vez em um telefone e o resultado foi satisfatório para todos, deixando os alunos muito motivados pelo que eles tinham acabado de fazer.

Porém, alguns problemas também foram encontrados nesses meses. Em diversos pontos do desenvolvimento os alunos esperavam do professor uma resposta imediata do professor para determinados problemas. E isto é muito ruim. Ao se depararem com um problema os alunos precisavam pensar em como resolver ou até mesmo outras pensar em outras alternativas para atingir o objetivo. Para isso o professor sempre motivou os alunos a resolverem seus problemas sozinhos e em determinados momentos apenas indicava uma alternativa diferente.

Em grande parte dos obstáculos encontrados pelos alunos, os próprios conseguiram resolver suas tarefas de forma independente, o que mostra um amadurecimento gradual dos participantes do projeto.

Nas próximas semanas os alunos estarão trabalhando com javascript e jQuery para finalizar o desenvolvimento do aplicativo.













Nenhum comentário:

Postar um comentário