O projeto CLOC começou uma surpreendente fase no mês de setembro.
A fase II do Projeto CLOC consiste basicamente na reaplicação do projeto, mas a grande novidade é que os aplicadores, ou seja, os instrutores, desta vez são os alunos os quais vêm tendo aulas desde 2013 com professores de programação.
Com intuito de formar alunos com excelência, a primeira parte desta nova fase consiste num curso de fluxograma, que é uma representação gráfica de um processo ou fluxo, geralmente apresentado usando figuras geométricas normalizadas, estudo esse que é o ponto inicial da programação.
Esse curso de fluxograma funcionou como uma pré-seleção dos alunos com mais aptidão para o futuro curso de programação.
Esse curso de fluxograma funcionou como uma pré-seleção dos alunos com mais aptidão para o futuro curso de programação.
O planejamento para o curso de fluxograma foi de 7 aulas no total, todas as quartas-feiras pela manhã, no contra turno destes alunos. Finalizando com uma prova, elaborada pelo grupo estratégico com auxílio do professor de programação, para então continuar a seleção dos talentos.
Esta fase de reaplicação continua sendo no município de Santa Luzia do Itanhy, precisamente nos povoados onde alunos do grupo estratégico, agora instrutores, têm como residência, em escolas de ensino fundamental.
Além da sede de Santa Luzia do Itanhy, onde contamos com o apoio do colégio estadual Comendador Calazans, outros três povoados foram selecionados para participar do projeto, finalizando a seguinte divisão:
- Sede de Santa Luzia do Itanhy, na Escola Comendador Calazans – 2 turmas com 30 alunos
- Povoado Cajazeiras, na EMEF Senador Leite Neto – 1 turma com 30 alunos
- Povoado Rua da Palha, na EMEF Raimundo Carvalho de Meneses – 1 turma com 30 alunos
- Povoado Crasto, na EMEF Reunidas – 3 turmas com 30 alunos
A inscrição dos alunos foi livre nas escolas supracitadas para os alunos do 5º ao 9º ano, onde o IPTI forneceu fichas de seleção e o único requisito para preenchimento foi a nota de matemática.
Nesta fase de seleção, foi preciso contar com o apoio das diretorias das escolas fornecendo as notas em matemática, como também no auxílio do preenchimento das fichas de inscrição, na disponibilização de uma sala adequada, e suporte para quaisquer necessidades dos instrutores, como auxílio na disciplina dos novos alunos. Para que esse apoio acontecesse, foi preciso de muita articulação e empenho do gestor do projeto, uma vez que as diretorias das escolas já possuem uma grande demanda de tarefas cotidianas.
Após visitas aos quatro colégios, reunindo IPTI e direção das escolas, as turmas do curso de fluxograma foram definidas e os alunos selecionados, finalizando assim:
EMEF Reunidas - turma 2
EMEF Reunidas - turma 3
Após visitas aos quatro colégios, reunindo IPTI e direção das escolas, as turmas do curso de fluxograma foram definidas e os alunos selecionados, finalizando assim:
EMEF Raimundo Carvalho de Meneses | |
Aluno | Turma |
Rosiele | 6ºA |
Vitor | 6ºA |
Daniela | 6ºA |
Paulo | 6ºA |
Jadson | 8ºA |
Danila | 9ºA |
Mateus | 6ºA |
Daniela | 9ºA |
Claudenice | 8ºA |
Izaque | 8ºA |
Daniel | 6ºA |
Ismael | 6ºA |
Micael | 9ºA |
Ray | 6ºA |
Viviane | 9ºA |
Beatriz | 9ºA |
Carla | 9ºA |
Matias | 6ºA |
Lizandro | 7ºA |
Tainá | 7ºA |
Sielma | 8ºA |
Evanilson | 9ºA |
Renata | 8ºA |
Aldo | 7ºA |
Talison | 7ºA |
Ivia | 9ºA |
Emerson | 8ºA |
Moisés | 6ºA |
Maciene | 8ºA |
Paulina | 9ºA |
EMEF Reunidas - turma 1 | |
Adriana | 7ºA |
Adriele | 7ºA |
Alessandra | 9ºA |
Alice | 7ºA |
Aline | 7º |
Aline | 7ºA |
Álvaro | 8ºA |
Ana Claudia | 9ºA |
Andriele | 6ºB |
Anthony | 7ºA |
Ariele | 6ºB |
Beatriz | 9ºA |
Breno | 6ºB |
Carla | 6ºA |
Carlos Alan | 7ºA |
Carlos Alexandre | 9ºA |
Carlos Augusto | 9ºA |
Cintia | 7ºA |
Clemersson | 6ºA |
Daniele | 9ºA |
Danielma | 9ºA |
Danmires | 9ºA |
David | 6ºA |
Diogo | 8ºA |
Elizangela | 8ºA |
Ellionai | 9ºA |
Ellisnay | 8ºA |
Luiz Guilherme | 7ºA |
Dulce Maria | 6ºA |
Andrêires | 7ºA |
EMEF Reunidas - turma 2
Emanuelle | 7ºA |
Emerson | 9ºA |
Emilly | 6ºA |
Emily | 6ºA |
Epitacio | 9ºA |
Evelly | 6ºA |
Fabiana | 6ºA |
Felipe | 7ºA |
Flávio | 6ºA |
Gabriel | 6ºB |
Guilherme | 9ºA |
Gustavo | 6ºA |
Heudes | 7ºA |
Isadora | 8ºA |
Jefani | 7ºA |
Jhenifer | 8ºA |
João | 7ºA |
José | 7º |
Jucilene | 9ºA |
Jucimara | 9ºA |
Juliene | 6ºA |
Kleidane | 9ºA |
Laiza | 6ºA |
Larissa | 6ºA |
Laura | 7ºA |
Laura | 6ºA |
Lilia | 6ºA |
Liliane | 6ºA |
Iure | 8ºA |
Natanael | 9ºA |
EMEF Reunidas - turma 3
Livia Maria | 6ºB |
Luciana | 9ºA |
Marcelo | 7ºA |
Marcos | 6ºB |
Marcos | 6ºB |
Maria | 7ºA |
Maria | 9ºA |
Maria Eduarda | 7ºA |
Marta | 6ºA |
Mateus | 6ºB |
Miriam | 6ºA |
Naely | 7ºA |
Oluana | 6ºB |
Paula | 7ºA |
Paulo | 6ºA |
Raiane | 6ºA |
Robert | 6º B |
Robson | 6ºA |
Robson | 6ºA |
Roseany | 6ºA |
Samara | 9ºA |
Sandy | 9ºA |
Sávio | 9ºA |
Sídio | 7ºA |
Suelaney | 6ºA |
Tamara | 7ºA |
Tayrone | 7ºA |
Yasmin | 6ºA |
Cintia Maria | 8ºA |
Jocimária | 6ºA |
EMEF Senador Leite Neto
Priscila | 6º ano |
Otávio | 6º ano |
Alberto | 8º ano |
Lindaiane | 8º ano |
Ivanildo | 6º ano |
Monalize | 6º ano |
Tainá | 8º ano |
José | 8º ano |
David | 8º ano |
Diego | 8º ano |
João | 8º ano |
Mariana | 8º ano |
Ângela | 8º ano |
Cosme | 9º ano |
Antônio | 9º ano |
Tiago | 9º ano |
Paulo | 6º ano |
Ruan | 5º ano |
Gilmar | 6º ano |
Adriana | 6º ano |
Carla Maria | 6º ano |
Verionilde | 8º ano |
Kaylaine | 7º ano |
João Paulo | 6º ano |
Carlos André | 6º ano |
Maria Jaciane | 7º ano |
Wellington | 7º ano |
Ricardo | 6º ano |
Ítalo | 7º ano |
Isabela | 8º ano |
Escola Comendador Calazans
Johanata | 9º ano |
Maria Aparecida | 9º ano |
Edivaldo | 8º ano |
João Pedro | 7º ano |
Deise Vitoria | 7º ano |
Luiz Fernando | 8º ano |
Jadson | 9º ano |
Islan | 7º ano |
Danila | 9º ano |
Daniela | 9º ano |
Ismênia | 9º ano |
Daniela | 9º ano |
Marian | 9º ano |
Gabriela | 8º ano |
Deysiane | 8º ano |
Camily | 7º ano |
Larissa | 7º ano |
Brenda | 8º ano |
Vitor | 7º ano |
Hugo | 7º ano |
Érica | 7º ano |
Cássia | 7º ano |
Nenhum comentário:
Postar um comentário